5 cuidados essenciais com as plantas antes de viajar

Final de ano chegando e a vontade de viajar e espairecer só aumenta. Muitas vezes estamos planejando nossas merecidas férias há meses, afinal, são muitos detalhes. E, para quem cultiva e ama suas plantas, sempre fica uma apreensão: a de voltar para casa e encontrá-las murchas, secas ou completamente sem vida. Mas, calma! Antes de sair ligando para familiares e vizinhos regarem suas plantinhas, saiba que existem cuidados que podem garantir que elas fiquem bem sozinhas. Vamos ajudar você nesta missão:


Limpeza

A primeira coisa que você deve fazer antes de viajar é uma boa limpeza nas suas plantinhas. Retire flores e galhos secos, cheque a terra e retire manualmente insetos que possam estar por ali. Para folhagens, também é uma boa ideia passar um pano úmido nas folhas, retirando sujeira e parasitas menores.


Nem poda...

Evite podar as plantas antes de viajar. Quando isso é feito, é preciso acompanhar o desenvolvimento da planta e talvez seja necessário adubá-la.


nem adubo!

Falando nisso, sem adubo! Fazer a adubação antes de viajar pode fazer com que as plantas cresçam mais e demandem cuidados importantes. Como você não estará por perto para acompanhar este processo, deixe para adubar na volta.

E a luz?

Nem muito, nem pouco. O primeiro passo é retirar as plantas de um lugar em que estejam sujeitas à luminosidade direta. Apesar de não suportarem o sol direto, elas não podem ficar completamente sem ele, pois precisam dele para o processo de fotossíntese (onde conseguem a energia necessária para sobreviver!). A melhor forma, então, é coloca-las de modo que recebam luz indireta do sol, próximas às janelas, por exemplo. Nunca em lugares completamente escuros ou abafados.


O mais importante: água!

É a quantidade ideal de água que vai manter as suas plantas saudáveis! O erro mais comum é inundar a planta para compensar a falta de água dos outros dias. Outro erro é deixar pratinhos cheios de água, correndo o risco de chegar em casa e encontrar uma proliferação do mosquito da dengue, sem falar que a água pode evaporar.

Os vasos Raiz autoirrigáveis podem ser seus melhores aliados nesta hora. Com um design prático, eles mantêm as suas plantas úmidas na medida por vários dias. O sistema é composto por cordões que funcionam como uma espécie de raiz artificial e o reservatório acoplado substitui os tradicionais pratinhos e elimina as chances do mosquito da dengue se proliferar, evitando também o desperdício de água.


Bônus: e na volta?

Lembre-se de quando voltar de férias reposicionar as plantas nos locais originais, respeitando algumas limitações. Por exemplo, se estiverem fazendo dias de sol muito forte, as plantas podem sofrer queimaduras ao voltarem para este ambiente. Neste caso, use um sombrite provisório (tela de sombreamento que deixa o ar e a umidade passarem, mas diminui a incidência solar), para cobrir as plantas na primeira semana de volta ao sol. Planeje um dia para revisar atentamente todas as plantas, verificando se existe algum problema mais grave, como galhos e folhas secos e doentes. Este pode ser um momento para reorganizar seu espaço ou fazer aquela limpeza mais pesada no local onde, normalmente, movimenta-se pouco os vasos e suportes de plantas.