A relação secreta entre a Lua e as Plantas

Você já parou para pensar que a lua pode influenciar as plantas?

Essa relação secreta entre o satélite natural da Terra e a natureza foi notada há muito tempo. Povos antigos tinham o hábito de seguir o calendário lunar para preparar o solo, plantar e colher seus vegetais.

Selecionei alguns desses conhecimentos para você entender melhor a influência da lua sobre as plantas, se conectar ainda mais com a natureza e melhorar ainda mais os seus cultivos.

As fases da lua

O ciclo lunar - período compreendido entre duas luas novas - é de aproximadamente 29 dias e meio.

Durante este tempo, a lua ocupa diferentes posições no espaço, influenciando a vida na Terra, especialmente os vegetais.

>> Descubra com qual planta seu signo combina!

Essa ligação foi observada durante milhares de anos por povos de todo o globo, como os indígenas, maias, egípcios e muitos outros. Eles utilizam esse saber para reger seus cultivos, vida social, rituais religiosos, etc.

Assim, mesmo que a ciência não tenha conseguido estabelecer uma prova definitiva desse fenômeno, a influência da lua sobre a natureza é um saber empírico e cultural baseado em conhecimentos adquiridos em milhares de anos.

Confira abaixo a influência de cada fase da lua nas plantas!

 

Lua nova

É o início de uma lunação. Época de preparar o solo, canteiros, substratos, semear, plantar e iniciar cultivos.

A seiva das plantas se destina a novas brotações, sejam de raízes ou de galhos, sendo a época recomendada para poda drástica das plantas.

>> Qual acessório da Raiz mais combina com você?

 

Lua crescente

Ocorre redirecionamento da seiva para os galhos novos, onde haverá maior vigor de crescimento e desenvolvimento.

É o período mais favorável à produção de flores, frutos e, consequentemente, à colheita.

 

Lua cheia

Nesta fase a seiva está mais presente nas células dos ápices das plantas.

Por esse motivo, deve-se evitar a poda e cortes de plantas, já que a seiva irá extravasar e ficar pingando para fora da parte cortada, dificultando a cicatrização da planta.

>> 5 dicas essenciais para uma horta sempre saudável

 

Lua minguante

Ao final da lua cheia, a seiva começa lentamente ao fluxo de nova brotação, passando a diminuir o crescimento e aumentar a produção de novas gemas e células de diferenciação celular.

Na lua minguante, é comum o estímulo para “recolhimento”- reserva. Nessa fase é recomendada apenas a poda de rotina ou superficial.  

E aí, pronto para começar cultivar na próxima lua?