Antúrio e Cyclamen: conheça suas semelhanças e peculiaridades

Muitas vezes procuramos plantas com flores e caímos sempre nas mesmas espécies.
Este post é para te inspirar a conhecer e valorizar novas opções, seja para presentear ou para você mesmo.

Selecionamos duas opções de plantas que produzem flores vermelhas.
Ambas podem ser cultivadas em ambientes internos, porém os cuidados mudam entre elas.
Afinal, toda muda muda tudo!


Antúrio

Aposto que você conhece esta planta.
O Antúrio é uma das plantas mais comuns em vasos de escritórios.
Ela é super usada no paisagismo de interiores, em ambientes com pouca claridade.
Apesar de ser super rústica, ela ama pegar um sol fraquinho, pois isso lhe dá mais energia para brotar novas folhinhas.
E para as flores, como incentivar mais quantidade? As flores são consideradas um investimento para as plantas e por isso devemos suprir as necessidades de nutrientes através de uma adubação mensal, com adubo que contenha cálcio, fósforo, ferro e potássio na fórmula. Não esqueça de seguir as instruções do rótulo quanto à dose, forma de aplicação e diluição do produto para não queimar às plantas.
Como ela é uma planta que consome pouca água, ao perceber o reservatório vazio, você pode esperar de um a três dias até completar novamente. 

Cyclamen

Esta linda planta é o Cyclamen, considerada planta de interior, por ser sensível ao sol forte. É bastante resistente ao frio mas deve receber claridade o dia inteiro, para obter energia através da luz indireta do sol. Ela gosta de substrato úmido, porém não encharcado. Por isso, quando o reservatório do vaso ficar vazio, espere até 2 dias para completar novamente com água. Lembre de adubar regularmente para que ela sempre floresça e fique livre de insetos e doenças de plantas.


O que elas têm em comum?


- As duas espécies, existem opções de flores com colocaração diferente: tons de rosa, roxo, branco e até salmão;

- Quando algumas folhas ficarem queimadas ou feias, você deve fazer uma poda de limpeza, chamada de "toalete". Com uma tesoura limpa e afiada, corte rente à base folha por folha. Assim a planta fica mais arejada e recebe mais luminosidade. Isso é favorável para o desenvolvimento da planta e também evita a formação de um micrclima (que seria favorável a doenças e insetos, as famosas pragas de plantas);

- São espécies perenes, ou seja, o ciclo de vida dura mais que um ano e consequentemente, podem florescer várias vezes.
Quanto mais maduras (com raízes fortes e folhas bem desenvolvidas) e saudáveis as plantas forem, maior será o seu potencial de florescer. Após a floração, corte as flores evitando que a planta fique com aspecto feio e descuidada;

- Ambas apreciam ambientes com bastante luminosidade, sendo consideradas plantas de "meia-sombra".
Podem até receber sol direto, desde que seja por poucas horas. O sol forte queima as suas folhas e impede o desenvolvimento.