Aprenda a preservar temperos por muito mais tempo

A produção de ervas e temperos foi maior do que a sua capacidade de consumi-las? Não se preocupe! Existem algumas técnicas para secar as ervas e temperos e garantir que elas durem por até 6 meses.

Não são todas as plantas que podem passar por esse processo. O manjericão e a hortelã, por exemplo, têm folhas muito frágeis e acabam por não ficarem boas após esse processo. Já plantas como alecrim, tomilho, sálvia, louro, orégano e salsa são ótimas para realizar a secagem - você inclusive pode ter um vaso autoirrigável exclusivo para cada uma delas clicando aqui.

Antes da secagem das folhas, é preciso lavá-las muito bem. A dica é fazer isso com elas ainda no pé e só colhe-las quando estiverem bem secas - normalmente, após algumas horas - e você puder iniciar o processo de secagem.

Existem dois métodos principais para secar temperos: bandeja e varal. Nos dois é recomendado que não se coloque mais de um tipo de tempero para secar junto, pois isso pode afetar o aroma e sabor das folhas secas.

Secagem em bandeja

Você vai precisar de: “bandeja de padaria” (aquelas de papelão), papel de seda ou toalha, tesoura e barbante (ou outro fio).

Como fazer:

Forre a bandeja com uma folha de papel de seda ou toalha e coloque sobre ela os ramos da planta que pretende secar. É importante coloca-los com alguma distância entre eles para garantir que sequem uniformemente e não mofem. Depois disso, cubra as folhas com outra folha de papel e faça alguns furinhos nela e o processo está pronto.

Secagem em varal

Você vai precisar de: prendedores, papel de seda, papel toalha, tesoura e barbante.

Como fazer:

Junte de 4 a 6 ramos e os amarre por uma extremidade. Depois os embrulhe com o papel como um buquê, deixando um lado aberto e no outro amarrando o papel aos ramos. Depois disso, coloque esses pacotes no varal com o lado aberto para baixo.

É importante ressaltar que nos dois métodos as plantas que estão secando não devem ter exposição direta ao sol, é preciso que elas fiquem na sombra, em um local seco e ventilado. Depois de 15 ou 20 dias, o processo está pronto. Para ter certeza que seus temperos estão no ponto da secagem, basta quebrar uma folha ou galinho e verificar se eles estão dando um barulhinho de mato seco quando quebram. Verifique também se não há pontos brancos neles, pois isso pode ser um indicativo de mofo.