Batata Assada com Tomilho

Batata Assada com Tomilho

Sem glúten | sem lactose | sem ovo
Tempo de preparo: 1 hora


Ingredientes

  • 4 batatas inglesas médias
  • 1 colher de chá de tomilho*
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 190°C.

2. Lava bem as batatas, não há necessidade de tirar a casca, mas pode tirar se você preferir. Corte as batatas ao meio, no sentido no comprimento e depois, cada metade ao meio no mesmo sentido, formando fatias grossas que pareçam meias-luas.

3. Coloque as batatas em uma panela média, cubra com a água e adicione uma colher de chá de sal. Leve ao fogo e assim que a água começar a ferver deixe cozinhar por 5 minutos.

4. Retire a panela do fogo e transfira as batatas para uma peneira ou escorredor de massas. Esse processo vai auxiliar que as batatas incorporem melhor o sabor e também fiquem mais crocantes.

5. Transfira as batatas para uma assadeira, acrescente o sal, o tomilho, a pimenta do reino e regue com o azeite de oliva. Misture bem até que as batatas estejam envolvidas com os temperos e o azeite. Distribua as batatas na assadeira de forma que não fiquem uma sobre as outras, quanto mais espaço deixar entre elas, mais crocantes e douradas irão ficar.

6. Leve ao forno preaquecido e deixe cozinhar por 20 a 25 minutos, retire a assadeira do forno, vire as batatas com uma pinça ou garfo e leve para assar por mais 15 a 20 minutos ou até que estejam douradas e crocantes.

7. Retire do forno, transfira as batatas pra uma travessa e estão prontas para servir!

Notas:
*Você pode variar o tempero das batatas de acordo com a sua preferência, elas também ficam ótimas com alecrim ou sálvia.