Como cultivar Espinafre

O espinafre é uma hortaliça que ficou muito conhecida através do personagem Popeye, que a comia para ficar mais forte - e não é por menos. Essa planta possui diversos nutrientes e vitaminas sendo indicada para pessoas que sofrem com anemia e desnutrição, além de auxiliar a combater à pressão arterial alta e cálculos renais.

Se você quer começar a cultivá-la em sua casa, preparei algumas dicas para você!

Espinafre

Existem dois tipos de espinafre. Um deles é o Chenopodiaceae, nativo do sul da Ásia. O outro, mais comum no Brasil, é o Aizoaceae que tem origem na Oceania. Ele é rico em vitaminas A, B, C , H e sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.

Cultivo

O espinafre é de fácil cultivo e não exige muito espaço. O melhor é plantá-lo, a partir de uma semente ou muda, em um vaso autoirrigável de número 4. Se você optar por utilizar sementes, deverá deixa-las de molho por 24 horas antes do plantio, o que vai facilitar a germinação.

A planta prefere climas mais amenos, entre 13ºC e 20ºC, mas resiste bem ao calor - mas, em alguns casos, pode haver florescimento precoce. Seu vaso deve ser posicionado em locais que possuam incidência de luz solar direta ou que tenham sombra parcial. Caso seja plantada em uma região mais quente, é importante posicioná-la em um local onde o sol não bata nas horas mais quentes do dia.

Em relação ao solo, ela não é muito exigente, mas o ideal é que você utilize o substrato Raiz, pois ele possui todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta. As folhas do espinafre podem ser colhidas de 40 a 120 dias depois do plantio. Porém, o ideal é que isso seja feito depois dela ter pelo menos 6 folhas.

Essa planta é bastante resistente a pragas e doenças, mas é preciso ficar atento ao surgimento de fungos ou a presença de insetos, que podem comer suas folhas e atrapalhar seu desenvolvimento.
A adubação deve ser realizada apenas se houver necessidade. Para isso, basta comprar um adubo e seguir as instruções de uso presentes no rótulo.

Na cozinha

O espinafre é bem versátil na cozinha, ficando ótimo em saladas, sopas, suflês, omeletes, recheio de tortas, entre outros. O ideal é utilizá-lo logo após a colheita, pois possui baixa durabilidade. Na geladeira, a planta dura por no máximo 5 dias.

Quer mais dicas de cultivo? Confira os outros materiais da Raiz!

>> Dicas para cultivar Hortelã!
>> Dicas para começar a cultivar plantas em casa!
>> Alecrim: como cultivar e utilizá-lo na cozinha