Como cultivar Manjericão!

O manjericão é um tempero queridinho dos brasileiros, sendo utilizado em diversos pratos. Nesse texto, vamos te ensinar a como cultivar o seu próprio pé em um vaso autoirrigável da Raiz, confira!

Manjericão

O Omicum basilicum é um tempero originário da África e Ásia. As variedades mais comuns no Brasil são o verde e o roxo, mas existem mais de sessenta variedades com diversos aromas e sabores. Além de deixar a comida muito mais gostosa, ele também é utilizado na fabricação de perfumes.

Cultivo

Na hora de plantar o manjericão é preciso saber três coisas que ele adora: substrato sempre úmido, lugar bem ensolarado e poda frequente. Seguindo essas três regrinhas seu pé crescerá forte e saudável.

Para começar o cultivo você precisa escolher um vaso autoirrigável Raiz, preferencialmente, de tamanho 4, mas ele já irá se desenvolver bem em um de tamanho 3. Também é necessário ter um substrato bem fofo (aerado), como o Raiz.

A muda de manjericão pode ser comprada em uma loja do ramo ou ser feita a partir de uma planta já existente. Depois disso, plante-a no vaso autoirrigável, lembrando sempre de seguir todas as instruções de montagem.

Caso você esteja plantando na jardineira Raizcom outros temperos, imagine que o manjericão cresce bastante na vertical, então posicione ele em uma das extremidades onde não vá fazer sombra para as demais espécies.

Cuidados

O manjericão é uma planta que necessita de adubação constante, por isso escolha um tipo de adubo de sua preferência e crie um calendário seguindo as especificações quanto à frequência, modo e quantidade que precisa ser aplicada. Essas informações podem ser encontradas na embalagem do adubo.

Na hora de escolher um local para sua planta lembre-se que ela precisa de bastante sol, pelo menos 3 horas por dia – assim como boa parte dos temperos e ervas. Sem isso você corre o risco dela não se desenvolver bem ou morrer.

Além disso, é preciso podá-la constantemente com uma tesoura bem afiada e limpa. Corte apenas as pontas dos ramos do seu manjericão, assim você estará incentivando o crescimento das folhas e da planta.

Na cozinha

Suas flores, folhas e ramos são comestíveis e existem inúmeras receitas em que podem ser utilizadas, como pizzas, molhos vermelhos e o saboroso molho pesto (confira a receita abaixo). Ele também combina muito bem com tomate e queijos brancos!

Na hora de cozinhar lembre-se sempre de adicioná-lo por último aos alimentos cozidos, pois como é muito delicado pode perder seus princípios ativos. Experimente também usá-lo como chá, suas propriedades medicinais auxiliam o sistema respiratório e imunológico, além de ser calmante, aliviar o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Abaixo, trazemos uma deliciosa receita para você fazer depois de cultivar seu próprio pé de manjericão!

Receita de Espaguete de Abobrinha com Pesto de Brocólis | Inspirar, Cultivar e Temperar

Vegana | Sem glúten | Sem lactose | Sem ovo | Tempo de preparo: 20 minutos | Rendimento: 2 porções

Ingredientes
• 2 abobrinhas italianas
• 2 xícaras de brócolis cozido e refrigerado
• ½ xícara de manjericão fresco
• Suco de ½ limão
• 1 dente de alho
• 1/3 – 1/2 xícara de azeite de oliva
• 3 colheres de sopa de nozes
• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
1. Com um cortador de legumes ou uma faca, corte as abobrinhas em tiras finas, no sentido do comprimento e reserve.
2. Em um processador ou liquidificador, coloque todos os ingredientes com exceção das nozes e bata até obter uma pasta grossa.
3. Adicione as nozes e use a função pulsar algumas vezes, apenas para quebrar um pouco, mas mantendo alguns pedaços pequenos.
4. Leve uma frigideira grande ao fogo. Quando estiver quente, regue com um fio de azeite e coloque o espaguete de abobrinha, adicione uma pitada de sal e mexa por 1 minuto.
5. Acrescente o pesto de brócolis e misture bem para o molho envolver todas as tiras de abobrinha. Desligue o fogo e adicione o tempero verde. Monte o prato e está pronto para servir!

Nota:
- Se não for utilizar o pesto na hora, pode guardar ele em um pote com tampa no refrigerador, dura até 5 dias.