Cuidados com as plantas no verão: SOMBRA E ÁGUA FRESCA

 

Os cuidados com as plantas devem ocorrer o ano inteiro, para que elas cresçam e se desenvolvam da melhor maneira possível. No verão, os cuidados são específicos e relacionados com características ambientais peculiares desta época do ano.

Água

Como o consumo de água pela planta é maior durante os meses de maior temperatura, qualquer falta de água irá prejudicar a planta, levando até a morte, caso haja algum estresse hídrico. Mantenha os reservatórios autoirrigáveis sempre cheios, principalmente para os temperos e outras hervas, de porte herbáceo, que precisam manter-se túrgidas e eretas. Com o calor elas podem murchar com mais facilidade na falta de água para as raízes.

Poda de limpeza

Ao retirar galhos e folhas secas, estamos promovendo um auxílio para a planta, que passa a gastar menos energia para manter estas estruturas. Devemos cortar com uma tesoura limpa e afiada, evitando mascar ou rasgar a planta ao realizar esta limpeza. Além disso, ao realizar esta poda de toalete, estamos priorizando que apenas os galhos bonitos e vistosos sejam preservados, o que é super importante para a composição dos ambientes com plantas.

Adubação

Para as espécies de flores anuais, que têm como época de cultivo a primavera e o verão, como as tratadas nos post anterior, devemos investir em adubação prévia. As flores são um tipo de investimento para a planta, demandam energia e também nutrientes. Caso o substrato de cultivo esteja fraco ou sem nutrientes solúveis em água, a planta fica “com fome” e não terá forças nem estímulos para florescer. Além disso, sabemos que uma planta mais forte, também consegue ser mais resiliente e resistir melhor ao ataque de pragas como fungos e insetos. Escolha um adubo que tenha pelo menos 5 nutrientes na composição da fórmula (esta informação está indicada no rótulo dos adubos) e use conforme as orientações do fabricante quanto à frequência, modo e época de aplicação.

Luz

Mesmo as espécies de sol pleno podem sofrer queimaduras de sol e apresentar quedas no seu desenvolvimento. Por isso, procure oferecer apenas luz solar indireta, em um ambiente com muita claridade. Construa um tipo de sombrite ou troque as plantas de cômodo (desde que as plantas não fiquem no escuro).

E o ar condicionado?

Ambientes com ar condicionado podem influenciar as plantas de diferentes formas, em situações específicas. Por isso, para evitar danos às plantas, evite oscilações de temperatura no ambiente assim como plantas posicionadas direto na saída de ar ou próximas a ventiladores.