Cuidando de flores e folhagens

Aparentemente cuidar de plantas é sempre igual, certo? Mas você já percebeu que tem gente que leva mais jeito com algumas plantas do que com outras? Tem a galera da samambaia e folhagens, a galera das suculentas e cactos, e a turma que tem o jardim florido o ano todo. Dá trabalho manter as plantas sempre na sua melhor versão, e além disso, é preciso saber a hora certa de agir e interferir no cultivo das plantas, seja com adubo, poda ou outras práticas de manejo.

 

Vamos te guiar com as principais diferenças de cuidados entre flores e folhagens, para você acertar com suas plantas!

1. Folhagens têm menos necessidade de nutrientes

Apesar de todas as plantas consumirem os mesmos nutrientes, as folhagens podem ser classificadas como plantas de menor exigência nutricional.

Fazendo uma analogia com as pessoas, as folhagens seriam como o grupo da idade adulta, que já passaram pela fase de crescimento (onde as carências nutricionais podem prejudicar o seu desenvolvimento). As plantas que produzem flores seriam as crianças ou adolescentes, que dependem de certos nutrientes e vitaminas para terem sua genética expressa da melhor forma, com maior eficiência. Na ausência ou insuficiência de Cálcio, Ferro e Fósforo, por exemplo, as plantas não têm a força necessária para florescerem. Já as folhagens consomem estes nutrientes em quantidades baixas, e qualquer adubo orgânico irá suprir esta necessidade.


2. Nem tudo são flores

As mais belas plantas encantam através de suas folhas. Nas mais divinas formas, cores, formatos, contrastes, estampas, recortes,…

É verdade que as flores tem um quê especial, afinal devem atrair os polinizadores para garantir a continuação da espécie. Vestem-se de cores vivas, perfumadas e com formatos que facilitam a visita dos insetos. Mas as flores duram pouco tempo, bem pouco na verdade. Para a maioria das espécies que florescem, a flor dura cerca de 1% a 10% do tempo de vida da planta. Na maior parte do tempo, são as folhas, caules e outras estruturas que encantam os admiradores de plantas.

 

3. Plantas só florescem quando estão 100% plenas

Os principais estímulos para florescimento são os altos níveis de nutrientes no solo ou substrato, o aumento do número de horas do dia (que acontecem na primavera e verão) e o equilíbrio do ambiente onde a planta está localizada. Ou seja, se estiver acontecendo algum erro de manejo, falhas no cuidado, adubação insuficiente, regas excessivas ou insuficientes, a planta não terá motivo nem condições para investir em flores. Sim! As flores são um investimento para as plantas. Muitas vezes elas movimentam dentro da própria planta estas reservas de nutrientes, levando das raízes e folhas mais baixas até as folhas novas e brotações.

 

4. Uma flor pode ser o final de um ciclo

Várias espécies de plantas produzem flores apenas uma vez, e em seguida, após a formação das sementes, é o fim do ciclo delas. Devemos saber reconhecer e valorizar esta etapa, pois mesmo que a planta original morra, ela terá deixado inúmeras sementes para novos cultivos.

Você pode inclusive compartilhar estas sementes em cartões especiais aos seus amigos, clientes, familiares. Pode também armazenar e cultivar na próxima época favorável (lembrando que cada espécie tem uma janela de plantio, de acordo com o clima da região).

Por isso, ao ver uma flor, fique atento. Se a planta secar por inteiro e morrer logo em seguida, no lugar onde eram as flores, você pode encontrar muitas sementes para plantar novamente.

 

Dito isso, lembre dessas 3 dicas básicas para cuidar das suas plantas, sejam elas folhagens ou flores:

-   Entenda o ciclo da espécie;

-   Ofereça o que a planta precisa, na época e na dose certa;

-   Observe regularmente os vasos e as plantas, para garantir que está tudo em ordem, pois quanto antes percebermos algum problema, melhor e mais eficiente será o resultado.