Descubra que tipo de acumulador de plantas você é

Você já é um acumulador de plantas, mesmo sem saber. Preparamos algumas ideias para você organizar seu espaço e se for possível, incluir ainda mais plantas na sua floresta particular. Descubra que tipo de acumulador você é.

1. O EXPERIENTE: tudo começou com um cacto que não morreu

Aposto que você foi aprendendo na prática ao cultivar uma plantinha destas que ganhamos de lembrancinhas em eventos. Ao ver que estava acertando com ela, começou a tentar com outras espécies (suculentas, jiboia, zamioculca, marantas....) até que hoje já perdeu as contas. A dica é dar um "trato geral" nas suas plantas, criando um calendário de apoio para registrar adubação, poda e todas as práticas de manejo que elas necessitam para continuarem saudáveis e vistosas. Aproveite o passeio em um Garden center e leia os rótulos dos adubos para aprender mais sobre a "comida das plantas".

2. O ACUMULADOR RAIZ: herdei as plantas e o gosto por plantas da minha avó

Nossa infância e juventude marca quem somos hoje. Duas coisas sejam ditas: Buscamos referências dos nossos parentes para a formação da nossa identidade e uma casa cheia de plantas certamente marca a memória afetiva (cheiros, cores, emoções).

Se você acabou cultivando as mesmas plantas que sua avó, por exemplo, isso pode ser considerado como um sinal de referência familiar associado ao fato de que hoje as "plantas da moda" são as mais rústicas possíveis (igualzinho era nos anos 70, 80). A dica é crie uma lista das suas plantas, registrando as informações sobre cada uma delas e desafie-se a incluir novas espécies na sua coleção. Aproveite e renove os vasos, pois depois de um tempo no mesmo vaso, as raízes acabam ficando sem espaço para crescer.

3. O DIGITAL: acumulador? Eu?

Sinto lhe informar, mas sim. Você é um acumulador de plantas (mesmo que ainda não tenha plantas). Você ama plantas, assiste todos os programas sobre plantas, sabe o nome de tudo que é galho verde, passa na rua e já tenta lembrar o nome científico daquela árvore, jasmim, ou trepadeira...

Você pode não ter se dado conta, mas as plantas já fazem parte da sua vida. Caso ainda não tenha nenhuma plantinha na sua casa, por achar que não tem tempo ou que não vai saber cuidar, acompanhe em nossa websérie as dicas para iniciar o cultivo. Aproveite que o verde está chamando por você e se jogue nesse mundo que floresce e lhe presenteia diariamente.

4. O DEDO PODRE: eu até tento, mas não consigo

Cada vez que você vai às compras escolhe a plantinha mais linda para colocar na mesa da sala. Já perdeu as contas de quantas plantas passaram pelo vaso de centro da mesa? Então vamos usar um pouco de estratégias para otimizar seu investimento financeiro com as tão amadas e belas plantas.

Escolha das espécies: se na sua mesa na bate sol, não adianta comprar suculentas e cactos, assim como se pega sol forte, violetas e outras espécies de sombra não irão durar. Perceba que apenas com um pequeno ajuste quanto à necessidade de luz, você já pode evitar que a planta morra.

Além disso, se você buscar o mínimo de informações sobre aquela planta, você vai garantir que ela complete anos na sua casa. Você vai sentir mais prazer em comprar cada nova planta, sabendo que 15 dias depois ela não vai precisar ir para a u.t.i. das plantas muito menos para o lixo.

Acompanhe o post das espécies X

5. O BOTÂNICO: Faço a minha parte e ainda levo todos para o "mau caminho"

Plantas são tudo! Conexão com a natureza, energia, cheiros, sabores, experiências, lembranças de momentos, desafios.... Tenho a casa cheia de plantas, mas sempre arrumo espaço para mais uma, igual coração de mãe. Além disso, adivinha o que eu vou te dar de presente na sua casa nova? Uma espada de São Jorge, pra dar sorte. De Natal? Uma linda poinsetia, para enfeitar a ceia. De dia das mães? Uma linda muda de flor de maio, rústica e delicada.

Sim, meu calendário não é de "janeiro a dezembro", e sim de "buganvílias e corticeiras a jacarandás e ipês floridos" nas ruas.

Sentiu a vibe? Mergulhe fundo no mundo verde, converse com seus vizinhos, aprenda e compartilhe seus aprendizados. Desta forma você estará perpetuando suas sementes de conhecimento e inspirando novos cultivos.