Ervas: tudo que você precisa saber para utilizá-las na sua cozinha

Sabe aquele sabor que fica faltando no final de um preparo que a gente não sabe bem o que é?

Nem sempre adicionar mais sal ou pimenta irá resolver, muitas vezes é o sabor de ervas ou especiarias que estão faltando para dar aquele toque especial à comida. E você sabe diferenciar o que são ervas e especiarias?

Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre as ervas. O que são, como usar, como armazenar e quais as mais utilizadas na gastronomia. Para finalizar, vamos passar uma receita deliciosa de batatas assadas com ervas que vai te deixar com água na boca!

Ervas são plantas que se destacam pelos ingredientes ativos que consumimos em forma de folhas e flores. Muitas delas, além de dar sabor aos alimentos, também possuem propriedades medicinais, podendo ser consumidas frescas ou secas.

Quanto ao uso, podem ser utilizadas picadas ou em ramos inteiros. Sendo que ervas frescas devem ser adicionadas preferencialmente ao final do preparo, para que preservem mais seu aroma e sabor.

Ervas frescas não se conservam por muito tempo após serem colhidas, por isso é importante armazená-las da forma correta para que durem mais tempo:

  • Devem ser armazenadas sob temperatura de 4° a 10°C, acondicionadas em sacos ou potes plásticos bem fechados.
  • Ervas frescas mais delicadas, como o manjericão e a hortelã, devem ser embrulhadas em papel-toalha levemente umedecido antes de embalar.
  • Para congelar, coloque as ervas frescas picadas em fôrmas de gelo, cubra com água e congele. Depois, basta adicionar os cubos direto ao preparo.

Nota: Se armazenadas, logo que colhidas, as ervas irão preservar ainda mais sua cor e aroma.

Alguns exemplos de ervas mais utilizados na gastronomia são alecrim, cebolinha, hortelã, louro, manjericão, orégano, salsa, sálvia e tomilho.

Mesmo que existam muitas recomendações sobre quais ervas utilizar com determinado alimento, se permita fazer experimentos. Crie novos sabores e dê seu toque especial ao prato!


E o melhor de tudo é que você pode ter suas ervas frescas plantadas em casa, sem a necessidade de ir até o supermercado ou feira. Desse modo, tendo acesso a uma variedade de opções em sabores a aromas que vão aumentar muito suas possibilidades na hora de cozinhar. Um simples arroz pode ser preparado com um tempero diferente para cada dia da semana, e você pode descobrir aquele lado chef de cozinha que nem sabia que existia!

Clique aqui para conferir a receita deliciosa de batatas assadas com ervas! 

Para saber mais sobre como plantar seus temperos nos vasos autoirrigáveis Raiz, clique aqui.