Morango: aprenda a cultivar esse delicioso fruto!

O morango é um dos frutos de verão mais adorados, por isso está em uma infinidade de pratos como saladas, petit suisse, bolos, batidas, sucos, geleias, sorvetes, etc. O melhor de tudo é que ela é uma planta excelente para quem quer começar a cultivar, pois é simples de plantar, exige poucos cuidados e traz muitos aprendizados!

>> Estaquia: conheça as principais plantas para fazer mudas

É plantando morangos que compreendemos a importância da polinização feita pelas abelhas, pois é somente através dela que os frutos vão obter um formato perfeito. Além disso, ele ajuda a trabalhar a paciência, pois é preciso esperar o momento certo para a colheita, já que se forem colhidos verdes não amadurecem mais.

Produzir morangos também nos ensina sobre o sabor e as diferenças dos alimentos livres de agrotóxicos. Infelizmente, para se produzir esse fruto no sistema convencional da agricultura são utilizados muitos produtos desse tipo. Também aprendemos com esse cultivo sobre os ciclos e as doenças das plantas, porque ela está sujeita a inúmeros patógenos, sendo necessário, em algum momento, recomeçar a produção – explicamos melhor abaixo.

DICAS DE CULTIVO

Para iniciar o cultivo de morangos basta um vaso ou jardineira, terra adubada ou composto orgânico e algumas mudas de morangueiro da sua preferência – também podem ser utilizados estolões, galhos especializados em formar novas mudas.

>> Alecrim: como cultivar e utilizá-lo na cozinha

Uma das coisas mais importantes em relação ao cultivo de morangos está em relação a época de plantio. O ideal é que ele seja feito no fim do inverno, pois as mudas precisam passar por um período de frio para brotarem uniformemente e terem uma produção sadia e vigorosa. Plantando nesse período, o pico de produção e colheita será no início do verão.

Os morangueiros precisam ser posicionados em um local que receba sol, mas que tenha temperaturas amenas. Também é preciso protegê-las a ventos moderados ou intensos, geada, granizo e chuvas intensas.

Algumas semanas após o plantio, surgem flores com pétalas brancas que vão precisar da ajuda das abelhas para, futuramente, formarem um fruto perfeito. Após esse processo de polinização, você verá pequenos morangos se formando.

>> 7 mitos e verdades do cultivo de plantas em vasos

Com o passar do ciclo, eles vão crescendo e, perto da colheita, começam a mudar de cor. É importante ressaltar que depois de colhidos eles não ficam mais doces nem mais vermelhos, então deixe para tirá-los do pé somente quando eles estiverem bem exuberantes.

Por ter muitas doenças que podem acometer a espécie, recomenda-se um vazio sanitário, ou seja, ficar um período sem cultivar a espécie na mesma área (ou vaso), fazendo com que que estes organismos patogênicos (que causam as doenças nas plantas) não sobrevivam na ausência do hospedeiro (planta de morango).