Plantas ideais para cultivar na sua cozinha!

A cozinha é um dos cômodos mais especiais da casa. É lá que preparamos nosso alimento e criamos as receitas do dia a dia. Deixamos aflorar nossa criatividade culinária neste ambiente agradável e acolhedor. Para tornar sua cozinha ainda mais prática e funcional, cada coisa deve estar no seu lugar, e com as plantas não é diferente.

Hoje preparamos uma série de ideias para decorar sua cozinha com plantas: quais escolher e como decorar. Vamos te ajudar a escolher qual a melhor planta para cada condição de luz.

 

Cactos e suculentas

Resistentes e super fáceis de cuidar, os cactos e suculentas são umas das poucas plantas que não precisam de muita água. Elas podem ser colocadas em prateleiras, armários, suspensas individualmente ou em forma de terrário, trazendo um charme ao ambiente, desde que peguem sol pelo menos 4 horas por dia! Quanto mais sol elas pegarem, mais belas irão ficar.

Cactos e suculentas têm o metabolismo super eficiente no uso da água, por isso, aguentam longos períodos sem água. Você pode encher o reservatório e só reabastecer quando a terra do vaso estiver completamente seca.

Essas plantinhas são muito versáteis, então podem ser usadas para decorar ambientes de formas variadas. Já que estão na cozinha, que tal cultivar diferentes espécies em xícaras, bules, caixas de feira, escorredores de massa? Só não pode usar um objeto metálico como vaso, pois com a água a ferrugem será tóxica para as plantas.

 


Ervas e temperos

Não há nada mais prático do que cultivar ervas e temperos na sua cozinha! Eles estão ali para quando você precisar utilizá-los em um preparo. Além de garantir refeições mais saudáveis, uma hortinha em casa deixa seu lar ainda mais bonita e perfumada.

Se você procura ervas e temperos fáceis de cultivar e que não ocupam tanto espaço, aqui estão algumas opções:

  • Manjericão;
  • Alecrim;
  • Hortelã;
  • Orégano;
  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Tomilho.

Não se esqueça que essas plantinhas precisam de iluminação natural, então as posicione perto da janela.

Você já ouviu falar de horta vertical? Também é uma ótima forma de cultivar plantas na sua cozinha! Vasos autoirrigáveis são uma boa pedida para facilitar ainda mais sua vida, já que temperos exigem irrigação frequente. Temos uma série de acessórios para você montar a sua!

 


Flores e folhagens

É impossível escolher apenas uma espécie para embelezar sua cozinha! Flores e folhagens trazem um ar acolhedor e delicado para o cômodo. São tantos tipos e tantas combinações que você nunca mais vai viver sem elas!

Aqui estão algumas sugestões de plantas para cultivo em ambiente interno, com iluminação indireta e pouca ventilação:

  • Samambaia;
  • Lírio-da-paz;
  • Bromélia;
  • Orquídea;
  • Violeta;
  • Antúrio.

Plantas menores podem ser expostas em qualquer lugar: na bancada, na mesa, no armário, na prateleira, suspensas ou até fixadas na parede! Já com as maiores, você deve tomar para não posicioná-las em um lugar que atrapalhara a circulação no ambiente. Ou seja, escolha o canto do cômodo ou uma área próxima à janela.

A planta da foto é uma torênia, também conhecida por amor perfeito de verão. Ela é uma planta de ciclo anual e floresce perto do verão, quando completa o seu ciclo. Depois que a planta secar, você pode usar o mesmo vaso para cultivos de outono-inverno.

 

Gostou das nossas dicas? Qual planta você escolheria para decorar sua cozinha?